Bloqueio e Cancelamento do Bolsa Família: Veja diferença!

Como milhares de pessoas no Brasil são dependentes do Bolsa Família, sempre ocorre o bloqueio e cancelamento do Bolsa Família para as famílias que não se encaixam mais no perfil do programa. Porém, infelizmente alguns erros ocorrem e o bloqueio e cancelamento do Bolsa Família é feito para famílias de forma injusta e que ainda precisam deste benefício.  

Bloqueio e Cancelamento do Bolsa Família

Bloqueio e Cancelamento do Bolsa Família

Portanto, continue lendo este artigo e saiba a diferença e como resolver o bloqueio e cancelamento do Bolsa Família!

Bolsa Família 2020  

O Bolsa Família 2020 é um programa do Governo Federal criado em 2004 durante o governo do ex-Presidente Lula. Por meio deste benefício, a Previdência Social 2020, fica responsável pelo pagamento de um beneficio as famílias cadastradas neste programa.

Quando uma família e inscreve neste programa, a Previdência Social deverá fazer pagamentos mensais com valores pré-determinados. Assim, esperasse que estas famílias beneficiárias possam conseguir uma melhor qualidade de vida. 

Dessa forma, o Bolsa Família é um programa social com objetivo de retirar famílias brasileiras da linha de pobreza. Com isso, mais de 18 milhões de famílias no país hoje são beneficiárias deste auxílio.

Porém, o não cumprimento das regras estabelecidas pelo programa, poderá causar o bloqueio e cancelamento do Bolsa Família. Portanto, é preciso ficar atento para que isso não aconteça em sua família.

Principalmente após a liberação do 13° Bolsa Família 2020 liberado recentemente pelo Presidente Bolsonaro.

Bloqueio e Cancelamento do Bolsa Família


Diferença entre bloqueio e cancelamento do Bolsa Família

Quando se é um beneficiário do Bolsa Família, ainda assim, é preciso ficar atento para as regras estabelecidas pelo programa. Pois caso a família não cumpra as exigências do programa, o benefício poderá ter seu bloqueio e cancelamento do Bolsa Família decretado.

Porém, existe uma leve diferença entre o bloqueio e cancelamento do Bolsa Família. E dessa forma, existem formas distintas de como resolver ambos os problemas.

Confira abaixo a diferença entre bloqueio e cancelamento do Bolsa Família:

Bloqueio do Bolsa Família

Sendo o mais comum de acontecer, o bloqueio Bolsa Família costuma acontecer com todas as famílias eventualmente. Isso ocorre, pois o programa precisa fazer a verificação dos dados de todos os membros da família.

Portanto, ao ir na agência retirar o dinheiro, mostrará uma mensagem de que este benefício está bloqueado. Porém, para voltar a normalidade, basta fazer a atualização de todos os dados dos membros da família.

Dessa forma, seu benefício poderá retornar à normalidade. Veja abaixo as principais causas do bloqueio Bolsa Família 2020:

  • Verificação de dados de estudantes na família;
  • Confirmação da renda mensal per capita da família beneficiária;
  • Verificação dos dados SISVAN Bolsa Família 2020.

Cancelamento do Bolsa Família

Já o cancelamento do Bolsa Família, é algo bem mais sério e poderá não ter volta depois de concretizado. Isso geralmente ocorre devido a falta de cumprimento das regras do programa por parte da família beneficiária.

Ou seja, o fator mais comum para o cancelamento Bolsa Família 2020, é a não cumprir a todas as regras do programa. Portanto, veja abaixo quais as formas de ter seu Bolsa Família cancelado:

  • Aumento da renda per capita mensal que fez com que ultrapassasse o limite estabelecido pelo programa;
  • Esquecer-se de fazer a atualização cadastral obrigatória anualmente;
  • Não informar à Previdência Social sobre mudanças cadastrais como endereço, novos empregos, casamento, óbito, nascimento e divórcio de membros da família cadastrados;
  • Caso a família tenha crianças e adolescentes que faltaram mais do que 75% das aulas, terão o seu benefício cancelado;
  • Famílias que tenham crianças com idade de até 7 anos e que não estão com a vacinação em dia;
  • O não comparecimento e registro de mulheres na família dentre 14 e 44 anos que não são acompanhadas medicamente em exames de rotina como de pré-natal e prevenção de câncer de mama;
  • Gestantes com idade entre 14 e 44 anos que deixaram de realizar o acompanhamento médico exigido pelo programa.

Portanto, todos que deixarem de seguir essas regras, sofrerão com o cancelamento do Bolsa Família.

Porém, para resolver esta situação, a chefe da família deve ir em um CRA da Prefeitura de sua cidade com todos os documentos pessoais das pessoas em sua família.

Lá, será preciso solicitar por uma consulta no Cadastro Único 2020 para recadastramento Bolsa Família 2020. Dessa forma, será possível tentar reaver o benefício. Porém, em alguns casos de bloqueio e cancelamento do Bolsa Família, o corte é feito de forma perene.

Ou seja, não será possível retornar a receber o benefício após o bloqueio e cancelamento do Bolsa Família.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Bloqueio e Cancelamento do Bolsa Família: Veja diferença!

Leave a Reply