Consulta Cidadão: Como saber se estou inscrito no CadÚnico?

Se você está com dúvidas se possui ou não o cadastro no CadÚnico, faça a consulta cidadão. Muitos benefícios só são liberados se a pessoa possui esse cadastro, por esse motivo, fazer a consulta cidadão é muito importante. Veja como você poderá saber ser está devidamente cadastrado no programa.

Consulta Cidadão

Consulta Cidadão

O que é o Cadastro Único? 

O Cadastro Único foi criado pelo Governo Federal, e é uma ferramenta onde ele arquiva, ou armazena todas as informações dos cidadãos cadastrados nesse sistema. O Governo consegue acessar a renda e outras informações de todos ps cidadãos.

E é por meio do CadÚnico que muitos conseguem ter acesso a muitos benefícios do governo, como Bolsa Família, por exemplo.

Se você não tem certeza se está inscrito nesse portal, você poderá fazer a consulta cidadão e descobrir a sua atual situação.

Veja como fazer isso a seguir.


Como saber se estou inscrito no CadÚnico?

Existem várias maneiras de acessar o portal e descobrir se você está inscrito no CadÚnico. Você poderá fazer isso das seguintes maneiras:

  • Consulta pelo site;
  • Consulta pelo aplicativo;
  • E consulta pelo telefone.

Por meio dessa consulta, você poderá saber se está dentro do CadÚnico e assim, saber se tem direito a receber o Bolsa Família emergencial.

Vamos te mostrar como fazer em cada um dos casos a seguir:


Consulta cidadão pelo site 

Fazer a consulta cidadão pelo site, é uma das formas mais procuradas de saber se você tem o registro no portal. Isso porque é a maneira mais prática e rápida de saber.

Veja como fazer a sua consulta a seguir:

  • Primeiro, acesse o site oficial do Ministério da Cidadania ou clique aqui;
  • No final da página preencha o formulário e clique em “Emitir Certidão”;

Consulta Cidadão

Pronto. Você já vai ficar sabendo se o seu nome aparece no Cadastro Único ou CadÚnico. Se você já possuir o cadastro, você poderá participar de vários programas de ajuda do Governo, se estiver dentro dos requisitos exigidos de cada programa.

Se ainda não possui o cadastro é só se cadastrar.


Consulta cidadão por meio do aplicativo Meu CadÚnico 

O Governo Federal liberou o aplicativo Meu CadÚnico. Por meio dele você consegue acessar muitos serviços, entre eles, você consegue saber se está com o seu nome cadastrado no sistema.

Para isso você vai precisar instalar o aplicativo no seu celular, seja ele Google Play ou App Store. Depois de baixar o aplicativo no seu celular, siga os passos a seguir:

  • Preencha os dados solicitados como Nome Completo, Data de Nascimento e Nome da Mãe;
  • Preencha também o estado e a sua cidade;
  • Clique em “Emitir Certidão”.

Assim, você já saberá se o seu nome está no cadastro do Governo.

Consulta Cidadão


Consulta cidadão pelo telefone 

Existe ainda uma outra maneira de fazer a consulta cidadão, que é por meio do telefone. Todos os cidadãos brasileiros e também os seus beneficiários, podem fazer a consulta através do número disponível. Para assim, saberem se podem receber o benefício do CoronaVoucher.

O número disponível para consulta é:

  • Telefone: 0800 707 2003.

Quando ligar para este número, escolha a opção 4. Informe os dados solicitados e verifique se o seu nome está no cadastro do Governo.

A ligação é gratuita. E o atendimento é feito das:

  • 07h às 19h de segunda a sexta-feira.
  • 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais.

Consulta Cidadão

Vamos estar sempre trazendo novidades sobre a consulta cidadão, aqui n om post para você. Mas, se ainda estiver com dúvidas, ou se não encontrou o seu nome mesmo tendo o cadastro, acesse o site oficial e saiba mais.

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.83
Total de Votos: 6

Consulta Cidadão: Como saber se estou inscrito no CadÚnico?

Leave a Reply