Encceja 2020: Edital, Inscrições, Data de Prova, Resultado

Mais um ano chegando e muitas pessoas já estão se preparando para o Encceja 2020. Essa oportunidade é dada para aquelas pessoas que não conseguiram terminar seus estudos no tempo certo. Mesmo sendo uma oportunidade maravilhosa, ainda existe muitas pessoas que não conhece o Encceja 2020.

Encceja 2020

Encceja 2020

Por ser um exame bastante importante, resolvemos lhe ajudar a  tirar as dúvidas existente e lhe apresentá-lo. O Encceja 2020  pode ser um diferencial bem grande na vida de muitos brasileiros. Então, continue lendo e saiba como você pode está participando também.

Encceja 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos vem sendo uma oportunidade ímpar para os que ainda não terminaram seus estudos. Além de medir o grau de ensino dos brasileiros, esse exame oferece mais um passo a ser dado na vida desses cidadãos.

Isso porque é através desse exame, que existe a possibilidade de obter certificação de nível de conclusão do ensino médio e fundamental. Dessa forma, o nível de escolaridade dos brasileiros podem ter um índice ainda melhor.

✓ Veja as novidades do Bolsa Família 2020

E com essa oportunidade, os cidadãos que não conseguiram terminar seus estudos podem dar continuidade a sua carreira profissional. Uma boa chance de dar mais um passo em sua vida.

Encceja 2020


Quem pode participar do Encceja?

Como você já deve ter entendido bem, esse exame chega a ser essencial para um melhor avanço na vida profissional. Com essa chance, sua vida pode mudar ainda mais. Então, veja a seguir, quem pode participar do Encceja:

  • Jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos de acordo com sua idade correta;
  • Jovens e adultos que foram sidos privados de liberdade e não tiveram chances de estudar;
  • Jovens e adultos que se encontram sob medidas socioeducativas em Unidades Prisionais ou Socioeducativas que aceitam a realização do exame.

Como podem existir pessoas que ainda não tem seu Cadastro de Pessoa Física, o número de seu CPF, é preciso providenciá-lo para conseguir se inscrever.


Como funciona o Encceja?

Para entender como funciona o Encceja é bem simples. Como já falamos que ele é um exame, os interessados em obter a sua certificação deverá se atentar para as inscrições, que lhe dará a garantia de participação.

✓ Saiba como participar dos programas:

No caso de jovens e adultos que possuem responsáveis por eles, como é no caso dos que seguem em medidas socioeducativas, ele deve está manifestando interesse. Assim, o seu responsável poderá conferir as possibilidades de realização de provas e fazer as inscrições dos que desejam.

Como funciona o Encceja

E o próximo passo será a realização do exame. No caso dos que precisam para o ensino fundamental, as provas serão de:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

E para os que desejam fazer o do ensino médio, são de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Edital do Encceja 2020

Antes de realizar suas inscrições, é importante que você leia atentamente o edital do Encceja  para aquela edição. Nele estará presente todas as informações sobre as provas, incluindo os locais de realização e como proceder com sua inscrição.

Ele sempre é liberado antes das inscrições e você pode está usando ele para se guiar em cada procedimento. Como as provas são específicas para as modalidades, ele estará mostrando os principais detalhes para aquela edição.


Inscrições Encceja 2020

Confira agora, como fazer as inscrições do Encceja 2020:

Inscrições Encceja 2020

  • Após ser redirecionado, escolha a segunda opção ‘Página do Participante’;
  • Digite o número do CPF do participante e sua data de nascimento;
  • Em seguida, preencha o formulário completo com seus dados;
  • E para concluir o processo, escolha uma senha.

Lembre-se de não perder essa senha, pois será preciso tê-la para acessar a sua página.


Cronograma Encceja 2020

Durante o ano, podem chegar a ocorrer até quatro edições diferentes. Para escolher em qual participar, basta ver as datas disponíveis no edital. Até o momento as datas ainda não foram estabelecidas para o cronograma Encceja 2020.

Confira abaixo as datas da última edição e as tome como base:

  • Publicação do Edital: 13 de março;
  • Inscrições: 16 de abril de 2018 até o dia  27 de abril;
  • Prova: 5 de agosto;
  • Divulgação do gabarito: 15 de agosto.

Quando as novas datas surgirem, estaremos mantendo você atualizado.


Resultados do Encceja 2020

Não podemos negar que para os participantes a parte mais importante é ter os resultados do Encceja 2020.

Depois que as provas são realizadas, é preciso conferir se os participantes atingiram as notas mínimas para obter sua certificação.

Como as provas são de múltipla escolha mais uma redação, para ser aprovado é preciso atingir pelo menos a metade da pontuação total.

Caso você não atinja essa média, pode está participando da próxima edição. Para conferir os resultados, é preciso acessar a sua página do participante a partir da data do cronograma. Clique aqui e acesse o seu portal!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Encceja 2020: Edital, Inscrições, Data de Prova, Resultado

Leave a Reply