Pro Jovem 2020: Como Funciona, Inscrição, Modalidades, Cursos

Serão mais uma vez retomadas as vagas para jovens adultos que desejam começar cursos profissionalizantes a partir do programa social Pro Jovem 2020. Todos que conseguirem se inscrever e forem aprovados no Pro Jovem 2020, poderão dar inicio em cursos profissionalizantes com diplomas reconhecidos pelo MEC e com isso, conseguir melhor oportunidades no mercado de trabalho.

Pro Jovem 2020

Pro Jovem 2020

Pro Jovem 2020

Um dos programas sociais mais conhecidos no Brasil voltados unicamente para os jovens adultos é o Pro Jovem 2020. Por meio deste programa as pessoas poderão escolher cursos profissionalizantes para frequentarem em instituições de ensino em todo o país.

O principal objetivo, é fazer com que jovens que não finalizaram o ensino fundamental ou médio, possam concluir os estudos.

Pois no Brasil existe um grande número de pessoas maiores de idade que nunca finalizaram nem sequer o ensino fundamental. Com isso, é grande em todo o país o índice de desemprego por conta da falta de escolaridade.

✓ Confira de quanto será o novo aumento Bolsa Família 2020

Com isso, o Governo Federal através do Ministério da Educação criou o Pro Jovem 2020. O Pro Jovem pretende que os jovens possam regressar à escola e com isso, concluir os seus estudos.

Além disso, oferece cursos profissionalizantes para que esses jovens possam já terminar o programa e ter uma qualificação profissional e saírem direto para o mercado de trabalho.


Como funciona o ProJovem 

Com isso o Pro Jovem 2020 faz com que ilhares de jovens possam ter oportunidades melhores para desenvolverem suas habilidades de forma totalmente gratuita.

Porém, para que uma pessoa possa ingressar neste projeto, ela deverá obedecer a algumas regras exigidas pelo Pro Jovem 2020. Serão estas regras que definirão em uma seleção quem poderá ou não fazer os cursos profissionalizantes.

Confira a seguir quais são os requisitos mínimos de inscrição para novos estudantes:

  • O candidato a uma vaga deverá ter idade entre os 15 e 17 anos e entre 18 e 29 anos;
  • Somente pessoas que possuem uma renda mensal de até 1 salário mínimo em suas famílias por pessoa poderão fazer a inscrição;
  • Este programa é ofertado para quem cursou o ensino fundamental e médio, porém, não finalizou um deles ou ambos;
  • Será preciso que o interessado escolha entre as opções de modalidade deste programa social ao se inscrever.

Lembrando que para todos que forem aceitos no Pro Jovem 2020, o programa pagará ao estudante um valor de R$ 100 como ajuda de custos, do qual funciona como uma Bolsa Escola 2020. Além de receber benefícios como o ID jovem 2020.


Modalidades do Pro Jovem

Como dito anteriormente, existem 3 tipos ao todo de modalidades das quais servirão para qualificar o candidato na hora de sua inscrição.

Com isso, será necessário saber detalhadamente para que serve e para quem é destinado cada uma das modalidades do Pro Jovem 2020.

Veja abaixo:

  • Pro Jovem Campo:

Esta modalidade oferece cursos profissionais que são destinada para os jovens que moram na zona rural e possuem dificuldades em irem à escola.

Com isso, eles poderão ter horários mais flexíveis de estudos, além de terem os cursos voltados todos para o campo, como agricultura por exemplo.

Pro Jovem 2020

  • Pro Jovem Trabalhador:

Esta é a modalidade destinada para quem ainda não conseguiu o primeiro emprego, ou foi demitido recentemente. Ou seja, esta modalidade serve para tomar como foco o preparo do jovem para a sua inserção no mercado de trabalho local.

Além de contar com a bolsa de auxílio de R$ 100 comentada anteriormente.

  • Pro Jovem Adolescente

Diferente das demais modalidades que é preciso ter acima de 18 anos para poder se inscrever, esta é exclusiva para adolescentes e foi criada somente depois.

Com esta modalidade os adolescentes poderão focar mais nos estudos e em mantê-los nas escolas.

Além disso, para poder se inscrever neste programa, é preciso que o interessado possua uma inscrição no Cadastro Único 2020, o mesmo cadastro do Bolsa Família 2020.


Inscrições Pro Jovem 2020

As inscrições ocorrem de forma diferente nos estados brasileiros, não sendo iguais as formas de inscrição.Desta forma, as inscrições para o Pro Jovem 2020 poderão acontecer pelo site da Secretária de Educação do estado onde você mora.

Ou indo diretamente na secretária da escola participante deste projeto. Para saber onde existe uma escola pertencente ao Pro Jovem 2020, clique aqui.


Cursos gratuitos

Todos os cursos oferecidos pelo Pro Jovem, tem como finalidade colocar de imediato o jovem no mercado de trabalho.

Com isso, os seus cursos são mais voltados para as necessidades urbanas e rurais do momento. Veja abaixo alguns dos principais cursos oferecidos:

  • Gestão pública;
  • Produção rural familiar;
  • Turismo;
  • Agro extrativismo;
  • Alimentação;   
  • Esporte e lazer;
  • Transporte;
  • Arte e cultura;
  • Vestuário;
  • Construção e reparos;
  • Administração.

Pro Jovem 2020

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Pro Jovem 2020: Como Funciona, Inscrição, Modalidades, Cursos

Leave a Reply