Renda Cidadã 2020: Quem tem Direito, Inscrição, Valor, Confira!

Assim como o Bolsa Família, o programa de Renda Cidadã 2020, foi criado com o intuito de ajudar as famílias em condições de baixa renda a conseguirem uma melhor qualidade de vida. Desta forma, o programa Renda Cidadã 2020 é um benefício de grande importância para as pessoas de baixa renda, se você quer saber como se inscrever no programa ou tirar dúvidas sobre ele, continue lendo este artigo e saiba mais!  

Renda Cidadã 2020

Renda Cidadã 2020

Renda Cidadã 2020 

O Renda Cidadã 2020 é um programa de transferência de renda para famílias em baixas condições financeiras, desta forma, podemos afirmar que este programa funciona como um Salário Família 2020.

Vendo que iniciativas Federais como o Bolsa Família 2020 não eram o suficiente para ajudar essas pessoas, alguns Governos Estaduais decidiram criar o Renda Cidadã, assim como no estado de São Paulo. 

Porém, é necessário que as pessoas interessadas em participar deste programa, passem por alguns requisitos mínimos exigidos pelo Governo Estadual, para determinar quem pode receber este benefício. 

Como dito acima, para que uma pessoa ou sua família como um todo possa se candidatar e entrar por fim nesse programa de transferência de renda, primeiro será necessário que atenda a todos os requisitos exigidos. 

Veja abaixo quais sãos estes requisitos: 

  • É necessário que os candidatos morem no estado de São Paulo; 
  • A renda familiar total, deve ser de no máximo ¼ do valor do salário mínimo Federal; 
  • É necessário que o responsável pela família, esteja cadastrado no CadÚnico. 

Se você estiver de acordo com todas as regras acima destacadas, você poderá realizar a sua inscrição no Renda Cidadã 2020 sem problemas. 


Valor Renda Cidadã

A priori, o programa de Renda Cidadã 2020, serve para ajudar as famílias em estado de miséria a conseguir superar essa situação.  

✓ Confira o valor do bolsa família 2020 atualizado

Por isso, mensalmente o Governo do Estado de São Paulo paga para as famílias cadastradas no programa, um “salário” mensal, do qual possui o valor fixo de R$ 80,00 reais. 

Este valor, pode ser acumulado com outros benefícios Federais, como o próprio Bolsa Família, Bolsa Escola 2020 ou o auxílio creche 2020.

Lembrando, que a família beneficiária poderá ser membro deste auxílio por até 3 anos, pois o Governo paulista decretou que este é o período máximo de ajuda por família. 

Além de que, após esses 3 anos, os beneficiários poderiam já dar sinais de ascensão social por si sós, de acordo com o Governo estadual.


Inscrição Renda Cidadã 2020 

Para que seja possível fazer a sua inscrição no programa Renda Cidadã 2020, será como dito anteriormente, que a pessoa responsável pela família, tenha inscrição prévia no Cadastro Único 2020.

Entenda abaixo como realizar a sua inscrição no Renda Cidadã: 

  • Para que você consiga ser um membro deste auxílio, você deverá primeiro ir até um dos postos de atendimento do CRAS; 
  • Uma vez lá, deverá solicitar pela sua inscrição no CadÚnico; 
  • Após isso, deverá de imediato exigir a inscrição no programa Renda Cidadã; 
  • Após isso, sua solicitação será enviada para o órgão responsável e será analisada. 

A resposta não demorará para chegar, e quando chegar, você será notificado sobre a resposta de imediato. 


Documentos 

Ao ir até um dos CRAS em São Paulo, você deverá levar os documentos de todos os membros de sua família para poder fazer o cadastro no benefício. 

✓ Veja aqui como fazer o seu cadastro Bolsa Família 2020

Veja abaixo os documentos necessários para levar: 

  • Comprovante de renda familiar atualizado; 
  • Carteira de vacinação de todas as crianças e adolescentes na família; 
  • RG e CPF de todos que possuem;
  • Histórico escolar de todas as crianças e adolescentes na família. 

Com estes documentos, você poderá dar entrada no benefício de sua família e caso queira, até se inscrever em outros programas de transferência de renda. 


Cartão Renda Cidadã 

Caso a sua família seja aceita para participar deste benefício, você receberá em sua casa por meio dos Correios, um Cartão Renda Cidadã.

Será unicamente por meio deste cartão, que você conseguirá fazer o saque do valor dado a sua família pelo Governo paulista através da Renda Cidadã 2020, além de ter acesso a outras funções com ele, como consulta e extrato.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Renda Cidadã 2020: Quem tem Direito, Inscrição, Valor, Confira!

Leave a Reply